HISTÓRICO

 

A Escola Mercedes Stresser foi fundada em 10 de abril de 1961, por um grupo de Senhoras da Liga Católica. Em 1973 sua finalidade foi direcionada à habilitação Profissional de jovens e adultos com deficiência mental, constituindo-se em Centro Especializado de Habilitação Profissional “Mercedes Stresser”, reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação pelo Parecer 500/98. No ano de 2010, o Parecer CEE/CEB Nº 108/2010 referente à transformação das Escolas de Educação Especial em Escola de Educação Básica, estabelece mudança na denominação, organização e funcionamento. Em 2014 o Parecer 07/14 de 7 de maio de 2014 consolida a forma de atendimento e faz a orientação do trabalho pedagógico em todas as Escolas de Educação Básica- Modalidade Educação Especial no Paraná, pelo qual a Escola oferece atendimento na Educação de Jovens e Adultos – fase I e Educação Profissional, através das Unidades Ocupacionais: Unidade Ocupacional de Qualidade de Vida, Unidade Ocupacional de Produção e Unidade de Produção Inicial.

 

A Escola tem como Entidade Mantenedora a Associação de Assistência ao Excepcional do Paraná. Entidade de caráter civil e filantrópico, sem fins lucrativos, com certificação de Utilidade Publica Municipal, Estadual e Federal. Têm como fonte principal de recursos as três esferas do Governo: Federal, Estadual e Municipal por meio de convênio (por termos de colaboração e de fomento) de Cooperação Técnica e Financeira.

 

Atualmente atende 360 alunos com deficiência Intelectual a partir de 15 anos. A maioria dos alunos é proveniente de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica cultural, cujos pais possuem ensino fundamental incompleto e proventos na faixa de um a três salários mínimos mensais. As famílias utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) na comunidade, uma vez que a Entidade não possui convenio com este Sistema de Saúde.

 

Os alunos dependentes de locomoção, que residem em Curitiba, em sua maioria, são provenientes de bairros distantes e utilizam o Sistema Integrado de Transporte para o Ensino Especial (SITES). Os alunos provenientes da região metropolitana utilizam transporte escolar dos seus municípios.

 

Linha do Tempo

 1961 - Fundação da Escola Mercedes Stresser

1962 - A Escola foi transferida para um prédio cedido pela Universade Federal do Paraná, no bairro Água Verde.

1963 - Foi organizada a Oficina Pedagógica, para atendimento ao adolescente excepcional.

1964 - A Escola passou a funcionar nos dois períodos: manhã e tarde.

1966 - A Escola foi transferida para sua sede própria na Rua Alameda Augusto Stellfeld, 1190 - Bigorrilho

1973 - A Escola transformou-se no Centro Especializado de Habilitação Profissional Mercedes Stresser e o objetivo passou a ser a profissionalização do adolescente e adulto tendo como principal finalidade inseri-los no mercado competitivo ou em outras modalidades de trabalho. Neste ano foi organizada a oficina protegida, com atividades de subcontrato com empresas da comunidade.

1975 - Foi organizada a residência São José, dando atendimento temporário de hospedagem para pessoas com necessidades especiais com familiares não residentes em Curitiba

1978 - Implantando novo espaço para a Oficina Protegida.

1983 - Foi implantada a Unidade Socioocupacional - USO

2007 - Encerradas as atividades na residência São José.

2010 e 2011 - Início da reestruturação e organização necessárias para se transformar em escola de educação básica, foram extintas as três programações: UTS - Unidade de Trabalho Supervisionado, USO - Unidade Sócio Ocupacional e UP - Unidade Pedagógica, substituídas pelas denominações Etapas e Programas da Educação Básica na Modalidade Educação Especial.

2012 - Início da nova denominação Escola de Educação Básica Mercedes Stresser modalidade Educação Especial através do Parecer CEE/CEB nº108/2010 que transformou as Escolas de Educação Especial em Escola de Educação Básica modalidade Educação Especial em todo o Paraná.

2012 - Início da planta para a construção do novo prédio da Escola Mercedes Stresser, no bairro Jardim Botânico, que está para ser reiniciada.

2012 e 2013 - Início da Programação de Educação de Jovens e Adultos - EJA / Educação Profissional para alunos com mais de 15 anos e Ensino Fundamental para alunos com menos de 15 anos. Atualmente todos estão na Educação de Jovens e Adultos / Educação Profissional.

2014 - Parecer 07/14 CEE - Organização Pedagógica das Escolas de Educação Básica Modalidade Educação Especial no Estado do Paraná.

2015 - Neste ano estão sendo atendidos 342 alunos, incluindo os de período integral.

11.04.15 - A Escola Mercedes Stresser completou 54 anos - Parabéns.

Borda top leftBorda top right
Todos os direitos reservados ©2005 Escola Mercedes Stresser