Institucional

 

  • OBJETIVO GERAL E MISSÃO Open or Close

    A Escola tem como principal finalidade desenvolver o potencial da pessoa com deficiência intelectual através da Educação e Trabalho.

    Missão

    Desenvolver o potencial da pessoa com deficiência intelectual para a igualdade de oportunidades, aquisição do conhecimento e das competências, que promovam a inclusão sócio laboral, a abertura cultural e o exercício da cidadania.

    Objetivo Geral

    Desenvolver ações educativas que possibilitem o processo de aquisição do conhecimento e desempenho de atividades laborais ocupacionais, de forma a envolver a comunidade escolar e assegurar qualidade de ensino para o desenvolvimento pessoal e social do aluno.

  • HISTÓRICO Open or Close

     

    A Escola Mercedes Stresser foi fundada em 10 de abril de 1961, por um grupo de Senhoras da Liga Católica. Em 1973 sua finalidade foi direcionada à habilitação Profissional de jovens e adultos com deficiência mental, constituindo-se em Centro Especializado de Habilitação Profissional “Mercedes Stresser”, reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação pelo Parecer 500/98. No ano de 2010, o Parecer CEE/CEB Nº 108/2010 referente à transformação das Escolas de Educação Especial em Escola de Educação Básica, estabelece mudança na denominação, organização e funcionamento. Em 2014 o Parecer 07/14 de 7 de maio de 2014 consolida a forma de atendimento e faz a orientação do trabalho pedagógico em todas as Escolas de Educação Básica- Modalidade Educação Especial no Paraná, pelo qual a Escola oferece atendimento na Educação de Jovens e Adultos – fase I e Educação Profissional, através das Unidades Ocupacionais: Unidade Ocupacional de Qualidade de Vida, Unidade Ocupacional de Produção e Unidade de Produção Inicial.

     

    A Escola tem como Entidade Mantenedora a Associação de Assistência ao Excepcional do Paraná. Entidade de caráter civil e filantrópico, sem fins lucrativos, com certificação de Utilidade Publica Municipal, Estadual e Federal. Têm como fonte principal de recursos as três esferas do Governo: Federal, Estadual e Municipal por meio de convênio (por termos de colaboração e de fomento) de Cooperação Técnica e Financeira.

     

    Atualmente atende 360 alunos com deficiência Intelectual a partir de 15 anos. A maioria dos alunos é proveniente de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica cultural, cujos pais possuem ensino fundamental incompleto e proventos na faixa de um a três salários mínimos mensais. As famílias utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) na comunidade, uma vez que a Entidade não possui convenio com este Sistema de Saúde.

     

    Os alunos dependentes de locomoção, que residem em Curitiba, em sua maioria, são provenientes de bairros distantes e utilizam o Sistema Integrado de Transporte para o Ensino Especial (SITES). Os alunos provenientes da região metropolitana utilizam transporte escolar dos seus municípios.

     

    Linha do Tempo

     1961 - Fundação da Escola Mercedes Stresser

    1962 - A Escola foi transferida para um prédio cedido pela Universade Federal do Paraná, no bairro Água Verde.

    1963 - Foi organizada a Oficina Pedagógica, para atendimento ao adolescente excepcional.

    1964 - A Escola passou a funcionar nos dois períodos: manhã e tarde.

    1966 - A Escola foi transferida para sua sede própria na Rua Alameda Augusto Stellfeld, 1190 - Bigorrilho

    1973 - A Escola transformou-se no Centro Especializado de Habilitação Profissional Mercedes Stresser e o objetivo passou a ser a profissionalização do adolescente e adulto tendo como principal finalidade inseri-los no mercado competitivo ou em outras modalidades de trabalho. Neste ano foi organizada a oficina protegida, com atividades de subcontrato com empresas da comunidade.

    1975 - Foi organizada a residência São José, dando atendimento temporário de hospedagem para pessoas com necessidades especiais com familiares não residentes em Curitiba

    1978 - Implantando novo espaço para a Oficina Protegida.

    1983 - Foi implantada a Unidade Socioocupacional - USO

    2007 - Encerradas as atividades na residência São José.

    2010 e 2011 - Início da reestruturação e organização necessárias para se transformar em escola de educação básica, foram extintas as três programações: UTS - Unidade de Trabalho Supervisionado, USO - Unidade Sócio Ocupacional e UP - Unidade Pedagógica, substituídas pelas denominações Etapas e Programas da Educação Básica na Modalidade Educação Especial.

    2012 - Início da nova denominação Escola de Educação Básica Mercedes Stresser modalidade Educação Especial através do Parecer CEE/CEB nº108/2010 que transformou as Escolas de Educação Especial em Escola de Educação Básica modalidade Educação Especial em todo o Paraná.

    2012 - Início da planta para a construção do novo prédio da Escola Mercedes Stresser, no bairro Jardim Botânico, que está para ser reiniciada.

    2012 e 2013 - Início da Programação de Educação de Jovens e Adultos - EJA / Educação Profissional para alunos com mais de 15 anos e Ensino Fundamental para alunos com menos de 15 anos. Atualmente todos estão na Educação de Jovens e Adultos / Educação Profissional.

    2014 - Parecer 07/14 CEE - Organização Pedagógica das Escolas de Educação Básica Modalidade Educação Especial no Estado do Paraná.

    2015 - Neste ano estão sendo atendidos 342 alunos, incluindo os de período integral.

    11.04.15 - A Escola Mercedes Stresser completou 54 anos - Parabéns.

  • ADMINISTRAÇÃO Open or Close

    Associação de Assistência ao Excepcional do Paraná

    A Diretoria participa diretamente no crescimento da Escola Mercedes Stresser, através de uma administração organizada para promover ações necessárias que viabilizem a consolidação e a continuidade de sua missão.

    • Presidente: Carlos Henrique Machado
    • 1º Vice-Presidente: Narli Blanco Rezende Pinto de Souza
    • 2º Vice-Presidente: Aldrovando Carden Castro Filho
    • 1º Secretário: José Augusto Formighieri
    • 2 º Secretário: Waldemar Ieger
    • 1º Tesoureiro: Antonio Luiz Bom
    • 2º Tesoureiro: Naldinei Naldi

    Escola de Educação Básica Mercedes Stresser na Modalidade Educação Especial.

    O setor administrativo da Escola Mercedes Stresser, através de sua equipe procura fazer um trabalho integrado com a Entidade Mantenedora, envolvendo a comunidade escolar, procurando sempre elevar o padrão de qualidade no atendimento à pessoa com deficiência.

    Diretora: Regina Margarida de Oliveira Bom

    Pedagogas: Ana Maria Pessotto Castro e Mirian Maria Mendes Cruzetta

  • EQUIPE MULTIPROFISSIONAL Open or Close

    A Escola Mercedes Stresser conta com o assessoramento de equipe multiprofissional preocupada em prestar seus serviços com a melhor qualidade, formada por Professores Especializados, Instrutores, Psicólogos, Assistentes Sociais, Pedagogos, Coordenadores e Direção.

  • SERVIÇOS TÉCNICOS Open or Close

    PsicÓLOGO

    A psicologia desenvolve seu trabalho em conjunto com a equipe técnica e professores, possibilitando a compreensão do comportamento humano individual e em grupo. Aplica conhecimento teórico e técnico da psicologia, com o objetivo de identificar e intervir nos fatores determinantes das ações e dos sujeitos, em sua história pessoal, familiar, social, condições políticas, históricas e culturais.

    A atuação do psicólogo envolve avaliação, orientação profissional, orientação individual ou em grupo (relacionamento interpessoal, gerenciamento de conflitos, sexualidade, prevenção às drogas e vulnerabilidade entre outros), orientação às famílias, acompanhamento dos aspectos de saúde e seus encaminhamentos.

     

    ASSISTENTE SOCIAL

    O Assistente Social está comprometido com a formulação, defesa e materialização de direitos. Exerce relações pontuadas por princípios de liberdade, justiça social e democracia. O atendimento na área social inclui a família e a rede social entre os principais recursos de mudança e de buscas de soluções. Identifica, informa, esclarece e encaminha os familiares na busca dos seus direitos sociais e na construção da cidadania.

     

    PEDAGOGO

              O pedagogo é responsável pela implantação, implementação e coordenação das Diretrizes Curriculares definidas no Projeto Político-Pedagógico e no Regimento Escolar, em consonância com a política educacional Nacional e Estadual, e orientações emanadas da Secretaria de Estado da Educação - SEED. O pedagogo atua em conjunto com a direção, equipes técnica e docente e instrutor, parceria com as famílias e responsáveis, demais componentes da comunidade e órgãos públicos. Tem como objetivo principal promover a melhoria da prática pedagógica desenvolvida na escola, atuando junto a todos no sentido de favorecer a reflexão, o aperfeiçoamento do processo ensino aprendizagem, o acompanhamento e desenvolvimento do aluno e a construção coletiva da equipe.

     

    COORDENADOR DA UNIDADE OCUPACIONAL

    Atua em conjunto com a Direção, Pedagogo, equipe técnica, docente e instrutor. Faz a orientação nas atividades desenvolvidas na Unidade Ocupacional de Produção.

  • INTEGRAÇÃO COM A FAMÍLIA Open or Close

    A integração Família & Escola é considerada pela equipe como fundamental. Possibilita estabelecer ações unificadas para o desenvolvimento da eficiência no aluno valorizando a autoestima, a autonomia, mudanças positivas na relação familiar e no contexto educacional e social. Oportuniza aos pais uma nova forma de perceber o filho e a importância da família, firmando compromisso com a proposta. Entre as atividades que participa, destacam-se:

    • Reunião Pedagógica - visa esclarecer os pais sobre a programação que seu filho está inserido, os objetivos, orientação e discussão sobre educação.A continuidade da troca de informações é feita no decorrer do ano.
    • Reunião para ingresso no Grupo de Colocação no Trabalho - discussão e reflexão com os pais dos alunos que apresentam interesse e condições para participarem do grupo de Colocação no mercado de trabalho e possibilidades futuras de estágio e colocação.
    • Reunião de Confraternização - momentos de descontração, oportunizando renovação mútua de energias, com apresentações artísticas dos alunos, exposições de trabalhos.

     

    • Almoço de confraternização.
    •  Palestras.
    • Bingo, bazar, entre outros eventos.
  • ESTRUTURA Open or Close

    Estrutura

    A harmoniosa convivência entre profissionais, aluno/aprendiz, família e comunidade representam o eixo de um processo de crescimento da Escola Mercedes Stresser, que por isso necessita de uma administração aberta e forte, organizando e sistematizando novos caminhos de atuação com a pessoa com deficiência intelectual.


    Setor Administrativo


    Através da sua Direção, realiza um trabalho integrado com todos os envolvidos na Escola, participa em conjunto com a Associação de Assistência ao Excepcional do Paraná na promoção de medidas necessárias para o cumprimento das suas finalidades, procurando sempre elevar o padrão de atendimento dos Programas. A Direção tem, portanto, o papel fundamental de coordenar, organizar e dirigir todos os segmentos que fazem parte do projeto político pedagógico, para a promoção e valorização do indivíduo, respeitando-o enquanto “Ser”, em sua dignidade, como cidadão.
    Para garantir a eficiência das atividades desenvolvidas nos programas, disponibiliza aos alunos todas as formas de acesso ao conhecimento através de materiais para a Educação de Jovens e Adultos e Unidade Ocupacional.

    Secretaria

    O serviço da Secretaria é coordenado e supervisionado pela Direção. Presta serviços para o bom desenvolvimento dos programas frente aos órgãos municipais, estaduais e federais, bem como dinamiza os objetivos da entidade.
    Cabe ao Agente de Execução: Secretário e Auxiliar Administrativo, exercer suas funções específicas e participar das atribuições decorrentes do Regimento Escolar.


    Agente de Apoio

    O serviço do Agente de Apoio é coordenado e supervisionado pela Direção. Esses serviços viabilizam o funcionamento da Escola no seu dia a dia, de forma organizada.
    Cabe ao Agente de Apoio: Merendeira, Cozinheira, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista e Atendentes, exercer suas funções específicas e participar das atribuições decorrentes do Regimento Escolar.

  • INCLUSÃO DE ALUNOS NO MERCADO DE TRABALHO Open or Close

          A Escola Mercedes Stresser prepara o aluno com requisitos para a inserção no mercado de trabalho, que é fundamental para a sua permanência na empresa, com suporte na Lei Federal n. 8.213/91 que determina que as empresas destinem de 2 a 5% das vagas para as pessoas com deficiência, dependendo do número de funcionários da empresa.

    A inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho mudou muito nesses anos e, consequentemente a gestão de preparação se tornou mais dinâmica, revelando uma realidade mais prática, transparente e com possibilidades de projetos futuros. Realmente são conquistas que fazem valer a pena todas as alterações que foram realizadas ao longo destes anos. A disponibilidade de serviços técnicos, potencializando as capacidades funcionais das pessoas com deficiência, além das leis de cotas, o processo de transição consciente e novas conquistas, vem possibilitar os avanços que tanto queremos em nossa sociedade. Com isso, a Escola oferece:

     

    Grupo de Inclusão no Trabalho:

    Destina-se ao aluno com deficiência intelectual, com condição de inserção no mercado competitivo, onde recebem informações e vivências para uma futura colocação profissional.

     

    Acompanhamento no Trabalho:

    Estabelecido dentro da programação para que as empresas parceiras, os alunos e suas famílias tenham segurança, favorecendo a adaptação e permanência no trabalho.

     

    Empresas Inclusivas de Colocação no Mercado de Trabalho

    - Casa Fiesta Supermercados

    - Cinemark

    - Grupo Bigfer

    - Lojas Daju

    - Mac Donald’s

    - Osten Ferragens

    - Positivo Informática

    - Puras do Brasil

    - Super Festval Supermercados

    - Supermercados Condor

    - Wall Mart / Big / Mercadorama

     

     

  • PARCERIAS Open or Close

    Parcerias

    - ASID – Ação Social para Igualdade das Diferenças

    - Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia

    - Casa Fiesta Supermercados

    - Gerdau – Aços Longos S/A

    - Instituto GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação

    - Latal Embalagens Metálicas Ltda

    - Mesa Brasil

    - Supermercados Rio Verde

 

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