PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica da Escola oferta a Educação de Jovens e Adultos - EJA – Fase I e Educação Profissional para alunos com idade acima de 15 anos, em atendimento à determinação do Parecer 07/14 em 07 de maio de 2014- Conselho Estadual de Educação do Paraná/CEE, que orienta o trabalho pedagógico a ser realizada em todas as Escolas de Educação Básica, modalidade Educação Especial no Estado.

 

A proposta curricular da Educação de Jovens e Adultos - EJA tem como objetivo trabalhar os conteúdos acadêmicos integrados aos conteúdos da Educação Profissional e adaptado em seus elementos e temporalidade, respeitando-se o ritmo, os estilos e as estratégias de aprendizagem de cada aluno, de maneira a oportunizar acesso aos conteúdos das três áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza, bem como a formação de atitudes e de valores, e o desenvolvimento de habilidades básicas referentes ao mundo do trabalho, desenvolvidas de maneira simultânea.

       A Educação Profissionaldivide-se em três Unidades Ocupacionais: Unidade Ocupacional de Qualidade de Vida, Unidade Ocupacional de Produção e Unidade de Produção Inicial. Atividades desenvolvidas:

  • montagem de gancho de ferro para fixador de lona e de objetos;
  • confecção de embalagem para acondicionamento de latas;
  • confecção de alças para balde;
  • auxiliar de serviços gerais;
  • cartonagem e encadernação;
  • artesanato diversificado.

Também faz parte do Currículo: Arte e Educação Física e os seguintes Projetos Educacionais: Informática, Literatura, Karatê e Ginástica Laboral.

 

PROJETO INFORMÁTICA

Os conteúdos trabalhados no Projeto de Informática estão correlacionados com o Plano de Trabalho Docente da professora Regente da turma, de acordo com determinação para o currículo da Educação Básica, dos anos iniciais. Os assuntos são abordados de forma multidisciplinar e lúdica, através da digitação de textos, apresentação de vídeos relacionados aos conteúdos, desenhos e jogos. Contribui para o desenvolvimento da atenção, concentração, percepção visual e auditiva.

 

Objetivos do Projeto de Informática:

  • Identificar o computador e nomear suas partes e acessórios;
  • Citar as noções básicas do computador;
  • Seguir corretamente os processos de: ligar/desligar, minimizar/maximizar, abrir/fechar arquivos e programas, domínio do mouse;
  • Fazer uso adequado do computador sem danificá-lo;
  • Reconhecer ícones na área de trabalho;
  • Desenhar utilizando o programa Paint;
  • Utilizar o programa Word para leitura e escrita de textos;
  • Desenvolver a atenção, concentração, percepção visual e auditiva;
  • Manter postura correta ao sentar;
  • Respeitar as regras de uso da sala de informática;
  • Manter a organização da sala;
  • Valorizar o bom relacionamento com o grupo e professora.

 

PROJETO DE LITERATURA

     O principal objetivo do Projeto de Literatura é o desenvolvimento da oralidade, interpretação, criatividade, imaginação e o gosto pela leitura dos mais diferentes gêneros, os quais são apresentados de maneira lúdica, simbólica, fantástica. Todas as atividades desenvolvidas no projeto possuem cunho pedagógico e são desenvolvidas de acordo com as potencialidades de cada aluno. 

                                                                         

PROJETO KARATÊ-DO

O Projeto KARATÊ- DO, realizado na Escola, é desenvolvido pela ONG -ADES - Associação Educacional de Desenvolvimento Humano e Social, através do convênio com a FAS - Fundação de Ação Social / COMTIBA.

O KARATÊ-DO consiste em um programa de treinamento que busca a constante evolução do ser humano. O objetivo é proporcionar ao aluno praticante uma forma de condicionamento físico e mental e benefícios que possibilitam através de uma nova visão de sua forma e o que isso traz em seu comportamento. Através da prática esportiva do karate-do, é possível promover mais saúde, ritmo, flexibilidade e jogo de cintura para encarar muitas situações impostas no dia-a-dia. Busca-se a conscientização ecológica e do cidadão, disciplina, controle, alívio de estresse, melhoria da autoestima e da autoconfiança.

 

GINÁSTICA LABORAL

            Consiste em exercícios realizados no local de realização das atividades ocupacionais, atuando de forma preventiva e terapêutica, por ser de curta duração e enfatizar o alongamento e a compensação das estruturas musculares envolvidas nas tarefas ocupacionais diárias.

Borda top leftBorda top right
Todos os direitos reservados ©2005 Escola Mercedes Stresser