Institucional

 

  • MISSÃO VISÃO E VALORES Open or Close

    Missão

    Desenvolver o potencial da pessoa com deficiência para a igualdade de oportunidades, inclusão social e o exercício da cidadania.

    Visão

    Ser reconhecida pela excelência na educação e promoção dos direitos da pessoa com deficiência.

    Valores

    Ética, respeito, autonomia, solidariedade, responsabilidade e união.

  • HISTÓRICO Open or Close

    A Escola Mercedes Stresser foi fundada em 10 de abril de 1961, por um grupo de Senhoras da Liga Católica. Em 1973 sua finalidade foi direcionada à habilitação Profissional de jovens e adultos com deficiência mental, constituindo-se em Centro Especializado de Habilitação Profissional “Mercedes Stresser”, reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação pelo Parecer 500/98. No ano de 2010, o Parecer CEE/CEB Nº 108/2010 referente à transformação das Escolas de Educação Especial em Escola de Educação Básica, estabelece mudança na denominação, organização e funcionamento. Em 2014 o Parecer 07/14 de 7 de maio de 2014 consolida a forma de atendimento e faz a orientação do trabalho pedagógico em todas as Escolas de Educação Básica- Modalidade Educação Especial no Paraná, pelo qual a Escola oferece atendimento na Educação de Jovens e Adultos – fase I e Educação Profissional, através das Unidades Ocupacionais: Unidade Ocupacional de Qualidade de Vida, Unidade Ocupacional de Produção e Unidade de Produção Inicial.

    A Escola tem como Entidade Mantenedora a Associação de Assistência ao Excepcional do Paraná. Entidade de caráter civil e filantrópico, sem fins lucrativos, com certificação de Utilidade Publica Municipal, Estadual e Federal. Têm como fonte principal de recursos as três esferas do Governo: Federal, Estadual e Municipal por meio de convênio (por termos de colaboração e de fomento) de Cooperação Técnica e Financeira.

    Atualmente atende 360 alunos com deficiência Intelectual a partir de 15 anos. A maioria dos alunos é proveniente de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica cultural, cujos pais possuem ensino fundamental incompleto e proventos na faixa de um a três salários mínimos mensais. As famílias utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) na comunidade, uma vez que a Entidade não possui convenio com este Sistema de Saúde.

    Os alunos dependentes de locomoção, que residem em Curitiba, em sua maioria, são provenientes de bairros distantes e utilizam o Sistema Integrado de Transporte para o Ensino Especial (SITES). Os alunos provenientes da região metropolitana utilizam transporte escolar dos seus municípios.

    Linha do Tempo

     1961 - Fundação da Escola Mercedes Stresser

    1962 - A Escola foi transferida para um prédio cedido pela Universade Federal do Paraná, no bairro Água Verde.

    1963 - Foi organizada a Oficina Pedagógica, para atendimento ao adolescente excepcional.

    1964 - A Escola passou a funcionar nos dois períodos: manhã e tarde.

    1966 - A Escola foi transferida para sua sede própria na Rua Alameda Augusto Stellfeld, 1190 - Bigorrilho

    1973 - A Escola transformou-se no Centro Especializado de Habilitação Profissional Mercedes Stresser e o objetivo passou a ser a profissionalização do adolescente e adulto tendo como principal finalidade inseri-los no mercado competitivo ou em outras modalidades de trabalho. Neste ano foi organizada a oficina protegida, com atividades de subcontrato com empresas da comunidade.

    1975 - Foi organizada a residência São José, dando atendimento temporário de hospedagem para pessoas com necessidades especiais com familiares não residentes em Curitiba

    1978 - Implantando novo espaço para a Oficina Protegida.

    1983 - Foi implantada a Unidade Socioocupacional - USO

    2007 - Encerradas as atividades na residência São José.

    2010 e 2011 - Início da reestruturação e organização necessárias para se transformar em escola de educação básica, foram extintas as três programações: UTS - Unidade de Trabalho Supervisionado, USO - Unidade Sócio Ocupacional e UP - Unidade Pedagógica, substituídas pelas denominações Etapas e Programas da Educação Básica na Modalidade Educação Especial.

    2012 - Início da nova denominação Escola de Educação Básica Mercedes Stresser modalidade Educação Especial através do Parecer CEE/CEB nº108/2010 que transformou as Escolas de Educação Especial em Escola de Educação Básica modalidade Educação Especial em todo o Paraná.

    2012 - Início da planta para a construção do novo prédio da Escola Mercedes Stresser, no bairro Jardim Botânico, que está para ser reiniciada.

    2012 e 2013 - Início da Programação de Educação de Jovens e Adultos - EJA / Educação Profissional para alunos com mais de 15 anos e Ensino Fundamental para alunos com menos de 15 anos. Atualmente todos estão na Educação de Jovens e Adultos / Educação Profissional.

    2014 - Parecer 07/14 CEE - Organização Pedagógica das Escolas de Educação Básica Modalidade Educação Especial no Estado do Paraná.

    2015 - Neste ano estão sendo atendidos 342 alunos, incluindo os de período integral.

    11.04.15 - A Escola Mercedes Stresser completou 54 anos - Parabéns.

  • ADMINISTRAÇÃO Open or Close

    A Escola Mercedes Stresser é mantida pela Associação de Assistência ao Excepcional do Paraná.

    A Diretoria participa diretamente no crescimento da Escola Mercedes Stresser, através de uma administração organizada para promover ações necessárias que viabilizem a consolidação e a continuidade de sua missão.

    • Presidente: Carlos Henrique Machado

    • 1º Vice-Presidente: Narli Blanco Rezende Pinto de Souza

    • 2º Vice-Presidente: Aldrovando Carden Castro Filho

    • 1º Secretário: José Augusto Formighieri

    • 2 º Secretário: Waldemar Ieger

    • 1º Tesoureiro: Antonio Luiz Bom

    • 2º Tesoureiro: Naldinei Naldi

    O setor administrativo da Escola Mercedes Stresser, através de sua equipe procura fazer um trabalho integrado com a Entidade Mantenedora, envolvendo a comunidade escolar, procurando sempre elevar o padrão de qualidade no atendimento à pessoa com deficiência.

    Diretora: Regina Margarida de Oliveira Bom
    Pedagogas: Ana Maria Pessotto Castro e Mirian Maria Mendes Cruzetta

  • EQUIPE MULTIPROFISSIONAL Open or Close

    A Escola Mercedes Stresser conta com o assessoramento de equipe multiprofissional preocupada em prestar seus serviços com a melhor qualidade, formada por profissionais especializados como: Professores, Instrutores, Psicólogos, Assistentes Sociais, Pedagogos e Direção.

  • INTEGRAÇÃO COM A FAMÍLIA Open or Close

    A integração Família e Escola é considerada pela equipe como fundamental. Possibilita estabelecer ações unificadas para o desenvolvimento da eficiência no aluno valorizando a autoestima, a autonomia, mudanças positivas na relação familiar e no contexto educacional e social. Oportuniza aos pais uma nova forma de perceber o filho e a importância da família, firmando compromisso com a proposta. Entre as atividades que participa, destacam-se:

      • Reunião de Pais /ou Responsáveis;

    • Eventos de confraternização;

    • Grupo de mães e amigos voluntários;

    • Palestras;

  • ESTRUTURA Open or Close

    Estrutura

    A harmoniosa convivência entre profissionais, aluno/aprendiz, família e comunidade representam o eixo de um processo de crescimento da Escola Mercedes Stresser, que por isso necessita de uma administração aberta e forte, organizando e sistematizando novos caminhos de atuação com a pessoa com deficiência intelectual.


    Setor Administrativo


    Através da sua Direção, realiza um trabalho integrado com todos os envolvidos na Escola, participa em conjunto com a Associação de Assistência ao Excepcional do Paraná na promoção de medidas necessárias para o cumprimento das suas finalidades, procurando sempre elevar o padrão de atendimento dos Programas. A Direção tem, portanto, o papel fundamental de coordenar, organizar e dirigir todos os segmentos que fazem parte do projeto político pedagógico, para a promoção e valorização do indivíduo, respeitando-o enquanto “Ser”, em sua dignidade, como cidadão.
    Para garantir a eficiência das atividades desenvolvidas nos programas, disponibiliza aos alunos todas as formas de acesso ao conhecimento através de materiais para a Educação de Jovens e Adultos e Unidade Ocupacional.

    Secretaria

    O serviço da Secretaria é coordenado e supervisionado pela Direção. Presta serviços para o bom desenvolvimento dos programas frente aos órgãos municipais, estaduais e federais, bem como dinamiza os objetivos da entidade.
    Cabe ao Agente de Execução: Secretário e Auxiliar Administrativo, exercer suas funções específicas e participar das atribuições decorrentes do Regimento Escolar.


    Agente de Apoio

    O serviço do Agente de Apoio é coordenado e supervisionado pela Direção. Esses serviços viabilizam o funcionamento da Escola no seu dia a dia, de forma organizada.
    Cabe ao Agente de Apoio: Merendeira, Cozinheira, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista e Atendentes, exercer suas funções específicas e participar das atribuições decorrentes do Regimento Escolar.

  • INCLUSÃO DE ALUNOS NO MERCADO DE TRABALHO Open or Close

    A inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho mudou muito nesses anos e, consequentemente a gestão de preparação se tornou mais dinâmica, revelando uma realidade mais prática, transparente e com possibilidades de projetos futuros. Realmente são conquistas que fazem valer a pena todas as alterações que foram realizadas ao longo destes anos. 

    Com isso, a Escola oferece:

    Grupo de Orientação para o Trabalho:

    Destina-se aos alunos com condições de inserção no mercado competitivo, onde recebem informações e vivências para uma futura colocação profissional.

    Acompanhamento no Trabalho:

    Estabelecido dentro da programação para que as empresas parceiras, os alunos e suas famílias tenham segurança, favorecendo a adaptação e permanência no trabalho.

  • PARCERIAS Open or Close

    Parcerias

    - ASID – Ação Social para Igualdade das Diferenças

    - Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia

    - Loja Maçônica 19 de Novembro

    - Supermercados Festval

    - Gerdau – Aços Longos S/A

    - Instituto GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação

    - Latal Embalagens Metálicas Ltda

    - Mesa Brasil

    - Supermercados Rio Verde - Bairro Alto

    - Copel

    - Agencia House Cricket

    - Mídia Total Publicidade

    - Verduranet Produção e Comercio de Alimentos Ltda.

    - Chácara Sabores da Natureza.

 

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